SAIBA O QUE É ESC – EMPRESA SIMPLES DE CRÉDITO

Postado por User

  • ligado 14 de janeiro de 2020
  • 0 Comentários

As Empresas Simples de Crédito podem ser a parceria perfeita para o Microempreendedor 

 

Um dos maiores desafios para microempreendedores individuais e microempresas é conseguir crédito com os bancos tradicionais. É comum esses empresários não conseguirem atender aos requisitos necessários para terem acesso a empréstimos que fariam a diferença na hora de equilibrar as contas. Com o objetivo de oferecer mais oportunidades a esse público, foi sancionada em abril de 2019 a lei que regulamenta um novo tipo de empresa de serviços financeiros: a Empresa Simples de Crédito.

 

Esse tipo de empresa tem como foco oferecer empréstimos a microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e a empresas de pequeno porte (EPP). Poderão abrir esse tipo de empreendimento pessoas físicas com registro de empresário individual que atue no município e região de registro da empresa e tenha renda bruta anual de no máximo R$ 4,8 milhões. Apesar de terem a palavra “Simples” no nome, elas não se enquadrarão no Simples Nacional e sim na forma de tributação convencional.

 

As ESC não estão sujeitas às mesmas regras de cobrança de juros que os bancos tradicionais, assim, não há um limite para a cobrança. Outra diferença é que elas não estão sujeitas à fiscalização do Banco Central, mas precisam estar registradas em uma empresa autorizada pelo BC.

 

Como as ESC podem ajudar?

É o mesmo que peer-to-peer ou factoring?

A resposta para essa pergunta é não.

As empresas que oferecem o peer-to-peer landing fazem a intermediação entre grupos de investidores e pequenas empresas que precisam de crédito. Já no caso de uma Empresa Simples de Crédito, é uma única pessoa jurídica que empresta para outra.

As ESC também não são empresas de factoring. Nesse caso, a empresa que oferece o serviço de factoring antecipa os recebíveis de outras empresas para que elas tenham capital de giro à disposição. Nós da Credere somos um exemplo de empresa que presta esse tipo de serviço. Compramos os créditos das vendas a prazo para que o empresário possa usar o dinheiro quando precisar.

Vantagens da Empresa Simples de Crédito

Um levantamento do Sebrae realizado com mais de 3 mil micros e pequenas empresas apontou que 20% delas já tiveram o pedido de empréstimo negado por bancos. Em grande parte das vezes isso deve ao fato de a própria instituição financeira não oferecer linhas de crédito compatíveis com empresas pequenas.

Nesse sentido, as Empresas Simples de Crédito vão ajudar a democratizar o acesso ao crédito, já que a ideia é que pequenos empresários ajudem outras microempresas. Outro dado, também do Sebrae, diz que a maioria dos MEIs não se relacionam como pessoa jurídica com bancos. Assim, as novas empresas de crédito poderão atender a um público carente de opções que sejam pensadas para eles. Além dessas vantagens, o modelo de Empresa Simples de Crédito também propicia um contato mais próximo entre quem oferece e quem precisa de empréstimos, assim, a solução de crédito pode ser pensada de maneira mais focada no negócio. Em contrapartida, quem empresta o dinheiro também tem uma garantia maior de pagamento, justamente porque o contato entre ambas as partes é mais próximo. Quer ficar por dentro de outras novidades do mundo financeiro? Então, assine a nossa Newsletter e acompanhe o nosso blog!

Fontes:

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/credito/noticia/8088402/esc-como-vai-funciona-a-empresa-criada-para-facilitar-a-vida-de-pmes

https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2019/03/8-respostas-sobre-empresa-simples-de-credito-que-ajudara-empresarios-conseguir-emprestimos.html

Todos os direitos reservados © 2021 CREDERE